Nível Sonoro - Turma 4º A

Escola de Santa Clara

Professora SC 4a | Professor

01/03/2019 | 12:49

Os alunos, da turma 4º A, aprenderam sobre o tema nível sonoro e ruído. Ao final da segunda sessão, foi solicitado aos alunos que escrevessem uma frase em relação ao que aprenderam sobre o som:

 

Eu aprendi que não podemos ver as ondas sonoras, mas podemos ver o que faz” (Aluna, 10 anos). “Eu aprendi que as ondas sonoras vibram as coisas” (Aluno, 9 anos). “Aprendi que quando o objeto sólido está perto do ouvido e batemos com alguma coisa o som fica mais forte e quando o objeto está longe e batemos com alguma coisa o som fica mais fraco” (Aluna, 9 anos)

 

Na quarta sessão, os alunos jogaram o jogo do som, no qual colocaram em prática muitos dos conhecimentos aprendidos nas sessões anteriores. Também, sugeriram algumas ideias para proteger a saúde auditiva e para diminuir o nível de som no ambiente escolar:

 

 “Fazendo silêncio na sala de aula e no recreio” (Aluno, 9 anos). “Tendo mais cuidado com o som que faz mal aos nossos ouvidos”. (Aluna, 9 anos). “Podemos por tampões e fazer pouco barulho (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir o som falando mais baixo” (Aluno, 9 anos). “Não gritar” (Aluno, 9 anos). “Fechando todas as portas, janelas e tudo o que tenha barulho do outro lado” (Aluno, 9 anos). “Fazendo pouco barulho” (Aluna, 10 anos). “Não fazer barulho na cantina. Não gritar no recreio” (Aluno, 9 anos). “Fazendo pouco barulho”. (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir falando mais baixo e não gritando”. (Aluna, 9 anos). “Falarem mais baixo” (Aluno, 9 anos).

 

Depoimento da Professora Filomena Barbosa Batista de Morais sobre o desenvolvimento do projeto Eco-Sensors4Health em sua turma: “Projeto muito interessante. O projeto gerou grande motivação dos alunos. Também a consciencialização dos alunos foi uma preciosa valia. A bolseira do Projeto, Camila, teve sempre uma forte iniciativa de dinamização do grupo, conduzindo as sessões de forma muto organizada e dinamizada, tendo sempre um grande sentido da dinâmica do grupo e da sua organização e características como grupo/turma. Este projeto constituiu uma mais-valia para o grupo”.