Nível Sonoro - Turma 4º C

Escola de Santa Clara

Professora SC 4c | Professor

05/02/2019 | 09:33

A turma do 4º C durante quatro sessões, de 90m cada, esteve envolvida na aprendizagem da temática som. Os alunos mostraram-se entusiasmados para aprender mais sobre a saúde auditiva. Transcrevemos parte do seu discurso sobre o que aprenderam em relação ao som:

 

“Eu aprendi que quando falamos transmitimos ondas sonoras” (Aluno, 9 anos). “Eu aprendi que o som é as ondas sonoras a vibrar e também aprendi que devemos ter cuidado com o som” (Aluna, 9 anos). “O som são ondas sonoras a vibrar. Que quando o som está num sólido ouve-se mais alto e no gasoso mais baixo” (Aluna, 9 anos). “Se arrebentarmos o tímpano já não há arranjo” (Aluno, 9 anos). “Eu aprendi que temos de usar tampões quando estiver um som muito alto” (Aluna, 9 anos).

 

Após efetuar medições do nível sonoro na escola, em diferentes atividades, os alunos inseriram os dados na plataforma do projeto e analisaram os dados com o suporte da escala do som. Dessa maneira, ao verificar que existem alguns níveis sonoros que são prejudiciais para a audição, como tarefa final, foram solicitadas aos alunos sugestões de soluções para proteger a saúde auditiva na escola e para diminuir o nível do som:

 

“Nós podemos proteger a audição fazendo pouco barulho abaixo de 80 decibel (dB)” (Aluno, 9 anos). “Não fazendo muito ruído, e se fizer ruídos proteger os ouvidos e tímpanos” (Aluna, 9 anos). “Fazendo menos ruído nas horas de recreio” (Aluno, 10 anos). “Podemos diminuir os níveis do som usando cortiça” (Aluna, 9 anos). “Dizer aos meninos para falar mais baixo no recreio e na sala de aula” (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir os níveis de som usando mais protetores” (Aluna, 9 anos). “Nós podemos diminuir o som com cortiça, cartolina e papel” (Aluno, 9 anos). “Fazendo todos menos ruído” (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir os níveis de som na nossa escola fazendo pouco ruído” (Aluna, 9 anos). “Podemos sussurrar ou falar abaixo de 80 dB” (Aluna, 9 anos).

 

Na última sessão, uma aluna pediu para medir o nível sonoro ao tocar seu instrumento musical, violoncelo, e assim fomos presenteados com uma bela melodia.

 

Opinião da Professora Ana Gomes sobre o desenvolvimento do tema nível sonoro e ruído em sua turma: "Na minha opinião, o projeto foi desenvolvido de forma muito bem estruturada e apelativa. As atividades apresentadas foram explícitas e os materiais utilizados permitiram aos alunos chegar às conclusões pretendidas. No que respeita ao tema, os alunos ficaram mais sensibilizados para as questões da saúde auditiva e da importância de certas regras de segurança. Por outro lado, os conceitos, relacionados com o som, assim como todo o vocabulário associado, foram compreendidos e são agora aplicados de modo muito mais consciente e informado. Foi um projeto que motivou a turma e proporciona aos alunos e professora momentos de aprendizagem muito dinâmicos e divertidos”.