Temperatura - Turma 4º B

Escola Voz do Operário

Professora VO 42 | Professor

22/02/2019 | 10:05

A turma 4º B participou nas sessões sobre a temperatura com entusiasmo. Os alunos, no que se refere ao conforto térmico, relataram algumas situações em que sentiram: muito calor, muito frio, nem calor e nem frio:

 

“Uma vez em que senti muito calor foi no final de junho ou no início de julho no dia mais quente do ano, eu estava muito desconfortável. Quando senti muito frio ontem quando estava a dormir, muito desconfortável. Agora não sinto nem frio, nem calor e estou confortável (Aluna, 9 anos). “Senti-me muito quente no banho. Senti-me muito frio quando cheguei a Piodão, em ambos desconfortável e na escola sinto-me sem calor nem frio e era confortável” (Aluno, 9 anos). “Na Serra da Estrela senti frio, confortável. Na praia, senti calor e senti-me desconfortável. Na escola não senti nem calor nem frio e senti confortável” (Aluno, 9 anos).

 

Na última sessão os alunos sugeriram soluções para os questionamentos:

 

Como poderei melhorar o conforto térmico da minha sala de aula?

“Verão: abrir a porta. Inverno; trazer mais camisolas” (Aluno, 8 anos).

“No verão eu mudava as cortinas para outra cor. No inverno eu não mudava nada” (Aluna, 9 anos).

“No inverno eu acho que está tudo bem, mas no verão eu metia umas cortinas brancas invés das azuis escuras que cá estão” (Aluno).

“No inverno pôr um aquecedor e no verão podia pôr cortinas brancas” (Aluno, 9 anos).

“No inverno colocava na minha sala de aula um aquecedor” (Aluna, 9 anos).

“No inverno não abrir as janelas e a porta e no verão abrir as portas e janelas” (Aluna, 8 anos).

“Pôr um ar condicionado ou uma ventoinha” (Aluno, 9 anos). “Se estivesse calor mudaria as cortinas, se estivesse frio nada” (Aluno, 9 anos).

 

Como poderei melhorar a minha sensação térmica?

“No inverno tenho de vestir mais roupas e no verão ao contrário” (Aluna, 9 anos).

 “Se estiver muito frio visto uma camisola de lã. Se estiver com calor visto uma t-shirt branca” (Aluno, 9 anos).

“No inverno poderia usar cores escuras e no verão usar cores claras e no inverno ligar as luzes e no verão desligar as luzes. No verão não usar casaco e no inverno usar casaco” (Aluna, 8 anos).

“Metendo mais ou menos camisolas e casacos depende da altura do ano” (Aluna, 10 anos). 

“Camisola de lã. Leque” (Aluna, 10 anos). 

“No verão devia pôr uma roupa clara e beber muita água. No inverno devia pôr uma roupa preta e tomar muitos banhos quentes” (Aluna, 9 anos).

“Verão: ficar com uma t-shirt que não tenha calor nem ficar com frio. Inverno: vestir um casaco que me sinta confortável” (Aluno, 9 anos).

 

Por fim, escreveram sobre o que aprenderam com essa temática: “eu aprendi que a temperatura não é igual nos humanos” (Aluna, 9 anos); “que a lã e a cortiça são bons isoladores térmicos” (Aluna, 9 anos); “que a lã não esquenta ela deixa a temperatura como está” (Aluno, 9 anos).