Nível Sonoro - Turma 4º A

Escola Básica nº 195

Professora 195 4a | Professor

28/02/2019 | 19:15

A turma do 4º A mostrou interesse na temática sobre o nível sonoro. Na segunda sessão os alunos escreveram o que aprenderam sobre o som:

 

“O som são ondas sonoras que vibram” (Aluno, 10 anos). “O som são ondas sonoras que se propagam pelo ar até chegar aos tímpanos” (Aluna, 9 anos). “Eu aprendi que quanto mais ruído ouvirmos mais o nosso tímpano fica desgastado” (Aluna, 9 anos). “O som entra no ar e entra nos ouvidos e em objetos sólidos ouve-se mais alto do que no ar que é gasoso” (Aluno, 10 anos).

 

Na terceira sessão, os alunos mediram o nível sonoro durante determinadas atividades e diversos locais da escola. Após a inserção dos dados na plataforma do projeto, os alunos, na quarta sessão, sugeriram algumas soluções para os problemas de poluição sonora na escola.

  

“Podemos proteger a nossa audição na escola é falar baixo para não prejudicar a nossa audição” (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir os níveis de som na nossa escola é fazermos menos barulho, não gritar, ou seja, o que eu quero dizer é que não podemos fazer barulhos grandes” (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir os níveis de som na nossa escola utilizando materiais que absorvem o som como: cortiça, papel, cartão. Utilizando esses materiais nas paredes da escola toda” (Aluna, 9 anos). “Podemos diminuir os níveis de som na nossa escola, não gritando quando saímos da sala de aula e também não gritar aos ouvidos dos outros, porque pode ter várias consequências” (Aluna, 9 anos). “Podemos colocar mais cortiças nas salas” (Aluno, 9 anos).

  

Opinião da Professora Teresa Teixeira sobre o desenvolvimento do tema nível sonoro e ruído em sua turma: “este projeto foi recebido pelos alunos com grande entusiasmo e interesse. Os alunos compreenderam que há fatores que condicionam a poluição sonora na escola e que eles podem contribuir para uma melhoria, de modo a proteger a sua saúde auditiva e melhorar as suas a aprendizagens. Permitiu desenvolver o conhecimento sobre a saúde ambiental/poluição sonora. Foi também muito benéfico porque desenvolveram aptidões na área da matemática”.